terça-feira, 8 de abril de 2014

Seminário Setorial com as Centrais Sindicais e Organizações Sociais

A mesa de abertura, presidida pela presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza (centro). Foto: Artur Custódio



Com o objetivo de realizar debate sobre a importância da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do SUS, incluir este debate na agenda sindical e governamental, e mobilizar para as etapas 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), foi realizado nos dias 21 e 22 o Seminário Setorial com as Centrais Sindicais e Organizações Sociais. O encontro aconteceu no Hotel San Marco, em Brasília-DF.
O presidente da Fenaac, José Roberto Prebill, marcou presença também representando a CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) como membro da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O presidente da Fenaac, Roberto Prebill (dir.), conversa com a presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, e com o Secretário Nacional da Saúde do Trabalhador da CGTB, Jorge Venâncio. Na oportunidade, Roberto Prebill apresentou as propostas da Fenaac para a criação da Frente Nacional Sindical em Defesa dos Agentes Comunitários.

Roberto Prebill participou, no dia 22, de um trabalho em grupo representando o setor de Serviço Público. O tema foi “Desenvolvimento e Intersetorialidade e Saúde do Trabalhador como dever do Estado”. Sete grupos, cada um representando um setor produtivo (Agricultura e Pecuária, Comércio e Serviço, Construção Civil, Indústria, Saúde Privada, Serviço Público e Transporte), debateram temas formulados pela organização do Seminário através de quatro perguntas: 1 – Quais os principais problemas vividos pelos trabalhadores do setor? 2 – Os problemas atingem igualmente mulheres, negros e jovens? 3 – A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora pode contribuir para enfrentar os problemas levantados? 4 – Como?

Roberto Prebill com o secretário geral do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal (SINDIVACS-DF), Etieno de Sousa, e com Carlos Alberto Santos Gualberto, membro do Conselho Consultivo da Fenaac e vice-presidente do Sindicomunitário-SP.

Roberto Prebill com a companheira Josiane Rodrigues de Oliveira, tesoureira da Fenaac e ACS no Rio Grande do Sul.

Josiane Rodrigues (dir.) com representantes da CGTB do Pará, Mato Grosso e São Paulo.

Também esteve em discussão a Portarianº 1823, de 23 de agosto de 2012, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A portaria, assinada pelo então ministro Alexandre Padilha, é a base central e orientadora de todo o processo que envolve a 4ª CNSTT, desde as fases macrorregionais até a etapa nacional, definida para acontecer em novembro deste ano. 
O encontro ainda contou com especialistas do campo político da saúde do trabalhador, como Jorge Machado (pesquisador da FIOCRUZ), Petilda Vasques (professora e especialista em Relações Trabalho, Gênero, Saúde e Assédio Moral), Jandira Maciel (professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG), entre outros.
Todo o conteúdo do Seminário está no site do Conselho Nacional de Saúde.

4ª CNSTT

No evento também foram debatidos os desafios da 4ª CNSTT, mudanças no mundo do trabalho, panorama da saúde da classe trabalhadora brasileira e grupos de trabalho.
Na ocasião foi definido um calendário de mobilizações em torno da realização da 4ª CNSTT, envolvendo as centrais sindicais, os movimentos sociais e os conselhos de saúde.

A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi convocada pela Portaria GM/MS nº. 2.808/12 e tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A Conferência acontece em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacional. As etapas macrorregionais já estão em andamento, e vão até 30 de maio, e as estaduais, até 30 de junho.
O tema central da Conferência, “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, Direito de todos e todas e dever do Estado" irá orientar as discussões em todas as etapas, que ainda serão guiadas pelo Eixo Principal “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora” e sub eixos:


1- O Desenvolvimento socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

2- Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
3- Efetivação da Política Nacional de Saúde e do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e
4- Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.

LINKS RELACIONADOS
CNS
FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário