quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sistema Único do Emprego e Trabalho Decente deve seguir exemplo do SUS

Proposta foi discutida no Seminário Regional para Promoção de Política Nacional do Trabalho Decente

O secretário estadual do Emprego, Tadeu Moraes: "Com o Sistema Único será possível definir as responsabilidades financeiras de cada ente governamental como já acontece no SUS" (Crédito: Sert)



O presidente do SINDICOMUNITÁRIO e da FENAAC, companheiro José Roberto Prebill, participou, no último dia 5 de outubro (terça-feira), do Seminário Regional para Promoção de Política Nacional do Trabalho Decente, no Palácio dos Bandeirantes. José Roberto é representante da CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil na Comissão Estadual do Emprego e Trabalho Decente e foi empossado no dia 21/09 e compõe um time de 38 membros ligados a empregadores, trabalhadores e governo. A Comissão é coordenada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
O objetivo da Comissão do Emprego e Trabalho Decente é combater práticas de trabalho abusivas em todo o Estado, cumprindo, assim, a proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O evento contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre representantes de centrais sindicais, entidades patronais, governos estadual e federal. Entre as diversas autoridades, além do secretário estadual de Emprego de São Paulo, Tadeu Moraes, estiveram presentes também o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, o presidente do Fórum Nacional das Secretarias de Estado (Fonset), Luiz Claudio Romanelli, o coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes a OIT no Brasil, Paulo Sérgio Muçouçah, a secretária Nacional de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical, Ruth Coelho Monteiro, a representante da diretoria da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Maria Antonieta Dias Faizal, a coordenadora do projeto Caminhos para a Agenda Estadual do Emprego e Trabalho Decente da Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESPSP), Carla Diéguez, os secretários do Trabalho dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, José Silva, Sérgio Tavares Romay, e Jadir José Pela, respectivamente, e o subsecretário do Emprego do Rio de Janeiro, Alessandro Campos.

Este foi o terceiro dos cinco Seminários programados pelo MTE em parceria com o Fonset, a Comissão Estadual do Emprego e Trabalho Decente de São Paulo e apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Os dois primeiros encontros aconteceram em Brasília e Curitiba. A programação contempla ainda as cidades de Salvador e Manaus.

Sistema Único

"O Seminário apresentou o relatório final da conferência em 2012 e basicamente girou em torno da criação do Sistema Único do Emprego e Trabalho Decente que pretende integrar as políticas de emprego, trabalho e renda nacionalmente", afirmou o secretário do Emprego do estado de São Paulo, Tadeu Morais. "Com o Sistema Único será possível definir as responsabilidades financeiras de cada ente governamental como já acontece no SUS (Sistema Único de Saúde)", completou o secretário. A previsão é que o Sistema Único entre em vigor a partir do primeiro semestre de 2014.

Copa do Mundo

O Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, em seu discurso, defendeu o Sistema Único e falou sobre a proposta de campanha para trabalho decente na Copa do Mundo, no próximo ano,  e para as Olimpíadas, em 2016. "Estamos trabalhando na mesa de negociação no setor da saúde, turismo e hotelaria, com o objetivo de avançar no emprego decente aos trabalhadores", informou o ministro que quer deixar "um legado positivo nas cidades-sede dos eventos esportivos".

Sobre o Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente foi constituído pela OIT, em 1999, com base na Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho. Para a disseminação mundial do tema, foi criada a Agenda Global de Trabalho Decente que estabelece uma série de compromissos com os países-membro. A finalidade é constituir instrumentos para a efetiva implantação de práticas de Trabalho Decente.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (dir.), diz que sua pasta já está em negociações com os setores da saúde, turismo e hotelaria para garantir o trabalho decente na Copa do Mundo e Olimpíadas (Crédito: Sert)

Roberto Prebill entre a Secretária Geral do Sindicomunitário, Mirian Buglio, e do presidente estadual da CGTB-SP, Paulo Sabóia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário